segunda-feira, 12 de novembro de 2012

APS - Disciplina Semântica e Pragmática

APS - Trabalho da disciplina Semântica e Pragmática 

Atividade realizada: Relacionar o uso da língua à situação comunicativa, que envolve fatores pragmáticos

Pragmática

Um advogado renomado está em seu escritório juntamente com seu estagiário, devido ao frio no lado de fora, a sala está com as janelas entreabertas, com apenas um pequeno feixe de luz passando por entre a fresta.

Um diálogo se inicia:
- Carlos, você poderia ir até aquela estante e pegar aquele livro de capa vermelha, por favor? Disse o advogado a seu estagiário.
- Claro que sim, Doutor Felipe.

No momento em que o estagiário chega até a estante, o advogado diz:
- Está muito escuro aqui e eu estou morrendo de sede, e quanto a você Carlos?
- Eu também estou com muita sede.

Neste momento, o estagiário levou o livro até o advogado, no caminho, acendeu a luz. Após entregar o livro ao advogado, saiu da sala e voltou com duas garrafas de água mineral e disse:

- Aqui está, Doutor Felipe.
- Obrigado Carlos. Vamos continuar

Conclusão: No segmento do discurso "Está muito escuro aqui e eu estou morrendo de sede", o advogado comunicou a seu estagiário, mesmo que indiretamente, que gostaria que ele abrisse um pouco mais a janela ou então que acendesse a luz e também que gostaria que ele, o estagiário, fosse buscar água.


Nenhum comentário:

Postar um comentário